Rede Social do Guará-DF

26/09/2021

Segundo relatos de uma gestão colegiada da RSL do Guará, a primeira reunião aconteceu em 20 de janeiro de 2010, na Administração do Guará, com a denominação Encontro da "Rede de Atenção à Família, Criança e ao Adolescente e ao Idoso do Guará". Em 24 de fevereiro de 2010, a RSL do Guará se reuniu na Administração do Guará para tratar exclusivamente sobre o tema "população em situação de rua", tema que ainda hoje é recorrente e vem sendo discutido ao longo desse ano. Entretanto, com uma perspectiva higienista, na região do Guará, destinada ao Polo de Modas da região. Como a discussão não avançou, entre março de 2010 a dezembro de 2011 os trabalhos ficaram interrompidos, apenas sendo retomados em janeiro de 2011, com alguns representantes da Sociedade Civil. Essa reunião ocorreu nas dependências do Centro Brasileiro de Promoção Social - Integrar.

Em 2011, a RSL do Guará foi rebatizada de "Rede da Sociedade Civil de Atenção à Família do Guará", um grupo se reuniu na Administração da cidade para atender uma série de denúncias relativas às crianças e adolescentes que permaneciam em bares, lan house e similares, consumindo drogas lícitas e ilícitas, cometendo, muitas vezes, atos infracionais, além de estarem expostos às situações de vulnerabilidade e risco pessoal. Essa intervenção da rede resultou na "Operação 60 dias", sob a Coordenação da 4ª Delegacia de Polícia do Guará.

Em 2011, as reuniões se tornaram periódicas, e aconteciam nas dependências da Instituição de Ensino Superior ICESP e do Centro Educacional (CED) 02, no período noturno; e passou por uma nova reformulação "Rede de Atenção à Família do Guará", devido à participação de representantes de Órgãos Governamentais, da comunidade e mudança da abrangência da discussão da rede. Após o segundo semestre desse ano, as reuniões passaram a acontecer sempre no salão comunitário do CRAS.

É uma rede bastante assídua, e suas reuniões acontecem toda última quinta-feira de cada mês, no período da manhã. No final do ano de 2012, mudou-se a denominação da Rede de Atenção à Família do Guará, para Rede Social do Guará. No início de 2013, foi relatado como avanços a aprovação de uma "Carta de Princípios", as diretrizes e a metodologia das reuniões da Rede do Guará. Em maio e junho de 2013, foi lançado uma nova logomarca para da Rede estimulados pelo advento do I Encontro das Redes Sociais do DF e os trabalhos continuarão avançando em prol da comunidade do Guará, assim relata a Coordenação Colegiada da Rede Social do Guará.

Relata como seus maiores feitos: Reforma Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (CAPS AD) Guará, com "Abraço Simbólico no CAPS" em 2013, Mobilização da rede para o dia 18 de maio para a Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e realiza mensalmente o Grupo de estudos de caso complexos.

© Redes Sociais Locais do Distrito Federal
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora