Rede Social de Ceilândia-DF

19/09/2021

Foi relatado que, a RSL de Ceilândia, surgiu em fevereiro de 2008, quando servidores do Serviço de Atenção a Famílias em Situação de Violência (SERAV) da Secretaria Psicossocial Jurídica do TJDFT, perceberam a necessidade de buscar maior articulação com outras instituições e atores da comunidade de Ceilândia, no intuito de fortalecer a região, prevenir e enfrentar a violência e as violações de direitos contra a população da cidade. 

Atendendo ao convite do SERAV, diversos segmentos institucionais e civis compareceram à primeira reunião, visando buscar alternativas para romper ações isoladas e criar novas práticas que promovessem a emancipação. Desde então, várias pessoas têm se reunido mensalmente, buscando conhecer as diferentes ações, explorar as potencialidades percebidas para fortalecer os movimentos sociais, bem como integrar serviços que possam dar maior suporte ao cotidiano dos profissionais que estão atuando para promover a cidadania e garantir direitos, bem como dos próprios cidadãos. Em novembro de 2009, foi realizado o Seminário "Mobilização Social: construindo cidadania" no SESC/Ceilândia, no qual foram sistematizados os objetivos, princípios e diretrizes da Rede Social de Ceilândia e metodologia de trabalho. 

O objetivo geral, definido em 2019, da RSL de Ceilândia é articular sujeitos, instituições e serviços para a defesa dos direitos da comunidade de Ceilândia. E conta com os objetivos específicos: - Fortalecer e articular serviços visando prestar atenção integral aos cidadãos de Ceilândia; - Fortalecer o combate à violência, concebida nas suas amplas variações; - Promover a mobilização da opinião pública e articular estratégias relacionadas ao combate à violação de direitos em Ceilândia.

Ela tem como princípios: 1) Defesa dos direitos humanos e da cidadania; 2) Responsabilidade compartilhada com a família, comunidade, sociedade e Estado; 3) Promoção de uma Cultura de Paz; 4) Incompletude institucional, caracterizada pela utilização do máximo de serviços na comunidade. As diretrizes definidas há 10 anos são: Integração e intersetorialidade das políticas públicas, bens e serviços utilizados pela comunidade de Ceilândia; e Gestão democrática, horizontal e participativa.

Desde sua criação, pode-se destaca as seguintes ações em rede: panelaço pela saúde mental e implantação do CAPS/AD/Ceilândia (2009); reunião com candidatos ao cargo de Governador do DF para apresentar Termo de compromisso com as demandas e propostas colhidas através de questionários aplicados junto à população e também a partir das discussões realizadas nas reuniões da Rede Social (2010): evento "A Rede faz!", encontro realizado com autoridades com o objetivo de apresentar cinco demandas urgentes da Ceilândia a ser priorizadas pelo Governo do Distrito Federal (2011); movimento pela não fechamento do Serviço Social da Indústria (SESI) Ceilândia, com a realização de um abraço simbólico na Instituição (2012), criação da Escola Parque Anísio Teixeira, com cerca de 2100 estudantes matriculados, em 2019.

© Redes Sociais Locais do Distrito Federal
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora